Conhecendo a ocorrência do HPV e do câncer do colo do útero

Conhecendo a ocorrência da infecção pelo HPV e do câncer do colo do útero

Estima-se que, no mundo, 11,4 % das mulheres com mais de 15 anos são portadoras de HPV, entretanto a prevalência tende a ser maior em regiões menos desenvolvidas (14,3%). Observe, nos gráficos abaixo, que a prevalência em mulheres mais jovens (com menos de 25 anos) é superior a 20%, reduzindo com o avançar da idade (WHO/ICO, 2010, tradução nossa).

Prevalência do HPV por idade em mulheres com citologia normal, no mundo e em relação às regiões de países desenvolvidos e em desenvolvimento

Fonte: (WHO/ICO, 2010, p.28).

Para refletir...

Por que a prevalência do HPV é maior entre as mulheres jovens?

Vamos pensar...Vimos que a infecção pelo HPV ocorre no início da vida sexual, e, em 90% dos casos, a infecção regride espontaneamente, assim a prevalência em faixas etárias mais velhas tende a ser menor. 


Quanto aos tipos de HPVs, a prevalência dos tipos 16 e 18 na população feminina mundial é estimada em 3,8%. Por serem vírus oncogênicos, que levam à persistência da infecção, a prevalência desses tipos virais também aumenta de acordo com a evolução da lesão. A prevalência nas mulheres com lesão de baixo grau é de 24% contra 70% naquelas com câncer invasivo (WHO/ICO, 2010, tradução nossa). 

No Brasil, a prevalência geral de infecção do colo do útero pelo HPV variou entre 13,7% e 54,3%, e, para as mulheres com citologia normal, variou entre 10,4% e 24,5%. Também são mais encontrados os tipos 16, 31 e 18 (AYRES; AZEVEDO E SILVA, 2010).

 Saiba mais...

Quer saber mais sobre a prevalência do HPV no Brasil? Então, acesse o estudo "Prevalência de infecção do colo do útero pelo HPV no Brasil: revisão sistemática", disponível aqui (AYRES; AZEVEDO e SILVA, 2010). 

Última atualização: quarta, 10 Jun 2015, 16:42