A vacina que será utilizada no Brasil

A vacina que será utilizada no Brasil

 

Até o momento, foram desenvolvidas e registradas duas vacinas HPVs. O Ministério da Saúde adquiriu a vacina quadrivalente para ser utilizada nas ações de vacinação no país (BRASIL, 2014).

Fonte: (BRASIL, 2014, adaptado). 

A vacina quadrivalente recombinante confere proteção contra HPVs tipos 6, 11, 16 e 18 (Gardasil®), e a vacina bivalente confere proteção contra HPV tipos 16 e 18 (Cervarix®).

A vacina quadrivalente, do Laboratório Merck Sharp & Dohme (MSD), está aprovada no Brasil para a prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero relacionadas aos HPVs 16 e 18 e também para verrugas genitais em mulheres e homens relacionadas aos HPVs 6 e 11.

A vacina bivalente, do laboratório GlaxoSmithKline (GSK), está aprovada para a prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero relacionadas aos HPVs 16 e 18.

Conforme registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), essas vacinas possuem indicações para faixas etárias distintas. A vacina quadrivalente tem indicação para mulheres e homens entre 9 e 26 anos de idade, e a vacina bivalente tem indicação para mulheres a partir de 9 anos, sem restrição de idade.

O Ministério da Saúde adquiriu a vacina quadrivalente contra o vírus HPV, que confere proteção contra os sorotipos oncogênicos 16 e 18 e os sorotipos 6 e 11 associados às verrugas genitais.

Última atualização: quarta, 10 Jun 2015, 16:55