Anatomia e fisiologia da pele

A pele é um órgão complexo que reveste e delimita o organismo, sendo responsável por aproximadamente 15% da superfície corporal de uma pessoa adulta. Além disso, regula a temperatura corporal e protege contra agentes físicos, químicos e biológicos, bem como interage com o meio externo, representando o maior órgão do corpo humano (SCHWARTZ; FRAINER; NUDELMANN, 2012).

Em situações de urgências dermatológicas, os pacientes manifestam problemas cutâneos que podem necessitar de atenção imediata. Entre as principais urgências dermatológicas que podem afetar o indivíduo, estão:

  • urticária;
  • angioedema;
  • necrose epidérmica tóxica;
  • enfermidades bolhosas autoimunes;
  • erisipela;
  • celulites.

Além dos anexos cutâneos, a pele é constituída basicamente por três camadas interdependentes:
Exibição das camadas da pele

Fonte: (UFPE, 2017).

Epiderme (camada mais externa)
Avascular e com função de barreira semipermeável, a epiderme é, de forma básica, um tecido epitelial estratificado, queratinizado, constituído de células epiteliais escamosas que estão em constante processo de renovação. As terminações nervosas e os corpúsculos sensoriais situam-se na camada basal.
Derme (camada intermediária)
A derme é a camada de tecido conjuntivo, composta por um sistema integrado de estruturas fibrosas, filamentosas e amorfas, na qual estão os vasos sanguíneos, nervos e anexos epidérmicos. É na derme que estão localizados os folículos pilosos, os nervos sensitivos, as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, e as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor (AZULAY, 2013; SBD, c2016).
Hipoderme (camada mais profunda)
A hipoderme é a camada mais profunda da pele, apresentando os lipócitos, colágenos com vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. A hipoderme mantém a temperatura do corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.
Última atualização: segunda, 29 Jan 2018, 13:34