Acompanhamento das coberturas vacinais

Acompanhamento das coberturas vacinais

A meta da vacinação contra o HPV é vacinar 80% das adolescentes entre 11 e 13 anos no ano de 2014.

 

Ministério da Saúde disponibilizará um “vacinômetro” para que o acompanhamento das coberturas vacinais seja realizado em tempo real. O vacinômetro facilitará o acompanhamento semanal da população-alvo já vacinada.



   

 

A cobertura vacinal é calculada pela razão entre doses aplicadas de vacina HPV e a população-alvo multiplicada por cem.


A cobertura vacinal será avaliada por idade e pelo total por município, por estado, por região e para o país. Essa informação será fornecida pelo Ministério da Saúde.

Caso haja a necessidade de acompanhar a cobertura vacinal por estabelecimento de saúde, por distrito municipal ou até mesmo por escola, é necessário que se defina a população-alvo e que se somem as vacinas aplicadas para realizar o cálculo, que não será fornecido pelo site.

Possuindo a informação da população-alvo do estabelecimento de saúde, esses dados podem ser inseridos no SI-PNI, que fornecerá relatório de cobertura vacinal utilizando os dados de adolescentes vacinadas inseridos no próprio sistema.

 

 Atenção!

Quanto às adolescentes que já estavam vacinadas no momento da implantação da vacina pelo Ministério da Saúde, o cálculo da cobertura levará em consideração os dados registrados no APIWEB ou transmitidos por meio do SI-PNI anteriormente à implantação. 

Mesmo assim, deverá ser realizado o registro anterior de vacinação dessas meninas, pois esse dado será utilizado para conhecermos qual a população vacinada contra o HPV nos municípios. Para tanto, essas adolescentes deverão apresentar o comprovante de vacinação. 



Última atualização: quarta, 10 Jun 2015, 17:53