PROVAB

DOR DE ORIGEM PERIODONTAL E DE MUCOSA

UNA-SUS/UFSC

Uma das urgências odontológicas mais comuns na Atenção Básica é a manifestação de dor na cavidade bucal para a qual os profissionais devem estar preparados para dar respostas com resolutividade, sejam situações de dor dentárias, peridentárias ou da mucosa oral. Nessa unidade, o conteúdo tratará destes aspectos.


A necessidade de aliviar a dor e a inflamação após cirurgia periodontal fez os pesquisadores da Isfahan Universidade de Ciências Médicas do Irã avaliarem o efeito de bochechos com diclofenaco combinados a medicação normal utilizada para dor. Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre os valores médios de intensidade da dor, pois 60% dos pacientes preferiram bochechos com diclofenaco ao do placebo. Concluindo assim que bochechos com diclofenaco, por 30 segundos, 4 vezes por dia, durante uma semana foi eficaz na redução da dor pós-operatória periodontal.

Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3177390/

Estudo realizado com objetivo de estimar a prevalência da dor de dente capaz de impedir a realização de tarefas habituais foi realizado com 4.030 funcionários de uma universidade no Rio de Janeiro, Brasil. Foi testado a associação com fatores sócio-econômicos, transtornos mentais comuns, número de dentes perdidos e padrão de visita ao dentista. A prevalência da dor de dente que impediu a realização de tarefas habituais, nas duas semanas que antecederam o preenchimento do questionário, foi de 2,9%. Ser do sexo masculino, apresentar transtorno mental comum, ter perdido muitos dentes e não visitar o dentista para uma revisão de rotina são fatores que aumentaram a chance de ter tido dor de dente. Concluiu-se que a dor de dente foi um problema importante nessa população e que circunstâncias desfavoráveis de vida e não visitar o dentista para uma revisão de rotina aumentaram as chances de ter dor de dente.

Fonte: http://www.scielosp.org/pdf/csp/v22n5/20.pdf
http://pesquisa.bvsalud.org/brasil/resource/pt/lil-638747
http://pesquisa.bvsalud.org/brasil/resource/pt/lil-638749
http://pesquisa.bvsalud.org/brasil/resource/pt/lil-611790

Gengivite é a inflamação gengival e periodontite é a inflamação da articulação alvéolo-dentária (periodonto) que liga o dente ao osso alveolar e que permite o limitadíssimo movimento dentário. O periodonto é ricamente vascularizado e inervado por mecanoceptores e participa ativamente da sensibilidade táctil do aparelho mastigatório. Em geral a dor periodontal é do tipo artrítica e o dente fica bem dolorido ao toque e à mastigação, as causas mais frequentes são as infecciosas, como na doença periodontal, e traumática, como no bruxismo. A dor é descrita como localizada, de intensidade variável, muitas vezes referida como “coceira”. A Impacção de alimentos na gengiva pode ser um fator agravante da dor logo depois da mastigação. O paciente pode queixar-se de aumento do dente, e, eventualmente, edema gengival ou facial. O Tratamento deve ser intervencionista para eliminar a infecção, antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios contribuem para o controle da doença e da dor. No caso do bruxismo as placas de mordida são indicadas, porém na fase aguda podem ser usados analgésicos.

Essa unidade trata da abordagem do conteúdo teórico-prático relativos a dor de origem periodontal em diversas situações como de impacção alimentar, gengivite, periodontite, e outras doenças inflamatórias bucais. O conteúdo disponibilizado busca oferecer subsídios para as práticas diagnósticas e terapêuticas no cuidado a pessoas portadoras deste tipo de dor.

CONTEÚDO ONLINE
Navegue no conteúdo online de Dor de origem periodontal e de mucosa clicando abaixo e atualize seus conhecimentos.

Após conhecer e/ou recordar saberes e práticas, você pode exercitar seus conhecimentos por meio de uma situação simulada. Para um bom aproveitamento da ferramenta, sugerimos que você fique atento às anotações disponibilizadas no prontuário em cada etapa.

CASO CLÍNICO
Inicie ao lado para conhecer a situação clínica de uma pessoa com Dor de origem periodontal e de mucosa.

Agora sugerimos que busque alinhar seu conhecimento, baseado na situação clínica, fundamentando as decisões a serem tomadas no cuidado e processo terapêutico. Nesta etapa, as informações do caso em questão ficam disponíveis no prontuário do usuário e você poderá consultar a qualquer momento.

TOMADA DE DECISÃO
Acesse no link abaixo as possibilidades terapêuticas no caso de Dor de origem periodontal e de mucosa.

Seta importante

Para você estudar o conteúdo sobre Dor de Origem Periodontal e de Mucosa de modo offline no computador, pode baixar o texto em PDF no link abaixo.

CONTEÚDO EM PDF
Se preferir ler na tela ou imprimir o texto completo do conteúdo, acesse logo abaixo.

Download PDF

No caso de você preferir estudar o conteúdo Dor de origem periodontal e de mucosa em um Tablet, pode baixar o texto em E-PUB no link abaixo.

CONTEÚDO EM E-PUB
Em alguns tablets é preciso instalar aplicativo específico para leitura de E-PUBs.

Download E-Pub

Para complementar seus conhecimentos, sugerimos assistir o vídeo que aponta as causas de doenças periodontais e os principais procedimentos diagnósticos. As medidas preventivas, bem como os procedimentos terapêuticos indicados nesses casos também são apresentados.

VÍDEO
Para conhecer as causas de doenças periodontais, assista ao vídeo no link

Assista o Vídeo

Fonte: odontoprime



Para complementar seus conhecimentos, acesse a leitura complementar selecionada por nossos especialistas.

LEITURA COMPLEMENTAR
Para ampliar seus conhecimentos, recomendamos a leitura de artigos recentes sobre o tema.

É importante que o profissional da atenção básica se mantenha atualizado sobre o tema. Por isso, lembre-se de guardar o material e retomar aos estudos sempre que precisar relembrar as informações apreendidas.

O conteúdo dessa unidade foi adaptado a partir do módulo Dor de origem periodontal e de mucosa do Curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica do Departamento de Saúde Pública da UFSC.

Você chegou ao final da unidade! Feche a janela para retornar ao ambiente.