PROVAB

TRAUMA DENTAL

UNA-SUS/UFSC

Essa unidade trata sobre a abordagem do cirurgião-dentista na Atenção Básica em situações de traumatismo dental, uma situação aguda que é cada vez mais frequente na clínica odontológica. O conteúdo apresenta desde informações epidemiológicas do trauma dentário, passando por procedimentos diagnósticos, até a definição de tratamento e encaminhamentos necessários.


Estudo realizado na Universidade Federal do Ceará cujo objetivo foi avaliar a prevalência dos traumas dentários de crianças atendidas na disciplina de Odontopediatria concluiu que a maior frequência de trauma ocorreu na primeira infância (33,7%), sendo a média da idade de 5,8±0,6 anos. A causa mais comum de trauma foi queda (63,5%) e a maioria (60,3%) das injúrias traumáticas ocorreram em casa. Os incisivos centrais superiores foram os dentes mais afetados (82,7%). Luxação intrusiva foi o tipo de trauma mais comum na dentição decídua (32,3%), e fratura coronária de esmalte e dentina sem exposição pulpar, na dentição permanente (46,7%). A maioria dos pacientes procurou atendimento 1-7 dias após a ocorrência do trauma (25,0%).

Fonte: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/fo/article/view/3530/3435

Pela primeira vez, um estudo clínico realizado com pacientes comprovou que o leite é um ótimo meio de conservação para dentes traumatizados. A pesquisa desenvolvida recebeu o Prêmio Jeans Andreasen no 17º Congresso Mundial de Traumatismo Dentários. Desde a década de 1980, estudos experimentais já sinalizavam que o leite seria um ambiente propício à manutenção de dentes avulsionados, aqueles que se soltam completamente da arcada dentária devido a um trauma. Mas a comprovação clínica veio agora com a tese de doutorado da professora Juliana Bastos, que tem como objetivo avaliar fatores genéticos e clínicos associados à cicatrização de dentes reimplantados. Segundo a pesquisadora o tempo de sucesso para reimplante passa de 10 minutos para 6 horas quando armazenado no leite.

Fonte: http://repositorio.cbc.ufms.br:8080/jspui/bitstream/123456789/187/1/Urgencias%20em% 20traumatismos%20dentarios.pdf

Estudo que avaliou os aspectos epidemiológicos das injúrias traumáticas na dentição permanente apresentou como resultados uma maior ocorrência de trauma dental entre os indivíduos do gênero masculino (72,01%), na faixa etária 6-10 anos. A fratura coronária sem exposição do tecido pulpar (26,95%), avulsão (18,30%) e fratura coronária com exposição pulpar (17,71%) constituíram as injúrias traumáticas mais prevalentes. A prevalência das injúrias traumáticas ao longo dos meses do ano mostrou-se proporcional, sendo observado um maior número de casos entre os meses de julho a setembro (29,39%). Os principais fatores etiológicos envolvidos nos traumatismos dentários foram as quedas (51,71%), acidentes automobilísticos (22,90%), e violência (5,67%) concluindo a necessidade de implantar adequadas políticas de prevenção de traumatismos dentários, capas de divulgar protocolos apropriados para o manejo destas lesões.

Fonte: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/16740/mod_resource/content/1/03%20
TraumaDentalHomens.pdf

Na Atenção Básica, para um processo terapêutico resolutivo em situações agudas de trauma dentário é fundamental que os profissionais se apropriem de saberes e práticas que subsidiem os processos diagnóstico e terapêutico de tais eventos. Além disso, saibam também a abordagem adequada de fraturas de próteses dentárias que, em grande parte, são ocasionadas por acidentes.

CONTEÚDO ONLINE
Navegue no conteúdo online de Trauma dental clicando abaixo e atualize seus conhecimentos.

Após conhecer e/ou recordar saberes e práticas, você pode exercitar seus conhecimentos por meio de uma situação simulada. Para um bom aproveitamento da ferramenta, sugerimos que você fique atento às anotações disponibilizadas no prontuário em cada etapa.

CASO CLÍNICO
Inicie ao lado para conhecer a doença de uma pessoa com Trauma dental.

Agora sugerimos que busque alinhar seu conhecimento, baseado na situação clínica, fundamentando as decisões a serem tomadas no cuidado e processo terapêutico. Nesta etapa, as informações do caso em questão ficam disponíveis no prontuário do usuário e você poderá consultar a qualquer momento.

TOMADA DE DECISÃO
Acesse no link abaixo as possibilidades de cuidado no caso de Trauma dental.

Seta importante

Para você estudar o conteúdo sobre Trauma dental de modo offline no computador, pode baixar o texto em PDF no link abaixo.

CONTEÚDO EM PDF
Se preferir ler na tela ou imprimir o texto completo do conteúdo, acesse logo abaixo.

Download PDF

No caso de você preferir estudar o conteúdo de Trauma dental em um Tablet, pode baixar o texto em E-PUB no link abaixo.

CONTEÚDO EM E-PUB
Em alguns tablets é preciso instalar aplicativo específico para leitura de E-PUBs.

Download E-Pub

Com o propósito de complementar seus conhecimentos, sugerimos assistir o vídeo que aponta algumas dicas sobre como proceder em caso de trauma dental.

VÍDEO
Assista ao vídeo que aponta algumas dicas sobre como proceder em caso de trauma dental no link

Assista o Vídeo




Para complementar seus conhecimentos, acesse as leituras complementares selecionadas por nossos especialistas.

LEITURA COMPLEMENTAR
Para ampliar seus conhecimentos, recomendamos a leitura de artigos recentes sobre o tema.

É importante que o profissional da atenção básica se mantenha atualizado sobre o tema. Por isso, lembre-se de guardar o material e retomar aos estudos sempre que precisar relembrar as informações apreendidas.


O conteúdo dessa unidade foi adaptado a partir do módulo Trauma dental do Curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica do Departamento de Saúde Pública da UFSC.

Você chegou ao final da unidade! Feche a janela para retornar ao ambiente.