PROVAB

AGRESSÃO E AUTOAGRESSÃO

UNA-SUS/UFSC

Estudar e atualizar os conhecimentos acerca de temas como Agressão e autoagressão é relevante no âmbito da Atenção Básica em função do fenômeno da violência perpassar muitas das situações tratadas no cotidiano do trabalho das equipes de Saúde da Família, requerendo dos profissionais sensibilidade e habilidade para diagnosticar e desenvolver projetos terapêuticos para estes casos.


A violência é um problema social de grande dimensão que afeta a sociedade. Para desenvolver ações conjuntas o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde assinaram, no ano de 2008, um Acordo de Cooperação Técnica. Esse acordo visa ao desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas da Estratégia Saúde da Família – ESF, e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, na prevenção da violência e na promoção da segurança pública nas áreas de abrangência das equipes de Saúde da Família.



Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cultura_paz_saude_prevencao_violencia.pdf

Por meio de revisão de estudos sobre suicídio, foi possível apontar para a grande prevalência do diagnóstico de depressão maior entre os casos de comportamento suicida. Percebeu-se também que os traços psicopatológicos de agressão e impulsividade parecem exercer um papel relevante no desencadeamento de atos suicidas. Por fim, se destaca que a detecção e o tratamento de depressão são capazes de reduzir as taxas de suicídio.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462009000500004&lang=pt

O caderno de Atenção Básica nº 33 intitulado Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento, aborda medidas de prevenção e cuidado à criança em situação de violência.
No capítulo 13, que trata de Proteção e Cuidados para Crianças e Suas Famílias em Situações de Violência, são descritos os tipos e natureza das violências, as formas e manifestações da violência sexual e outras formas de violência contra crianças, alertando para os sinais e sintomas nestes casos. Apresenta também os cuidados com a criança em situações de violência destacando temas como o acolhimento e vínculo, o atendimento, o diagnóstico, o tratamento, a notificação como instrumento de proteção e garantia de direitos, bem a importância do seguimento do caso na rede de cuidados e de proteção social.

Fonte: http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab33

É importante que os profissionais da Atenção Básica estejam capacitados para a intervenção adequada nos diferentes casos que envolvem situações de violência, em especial, os casos de agressão e autoagressão. O conteúdo disponibilizado busca oferecer subsídios para a qualificação das práticas diagnósticas e terapêuticas no cuidado as pessoas envolvidas nestas situações de violência.

CONTEÚDO ONLINE
Atualize seus conhecimentos sobre Agressão e autoagressão navegando no conteúdo online

Nem sempre temos internet disponível, sendo assim, para que você possa continuar seus estudos sobre Agressão e autoagressão de modo offline no computador, você pode baixar o texto em PDF no link abaixo.

CONTEÚDO EM PDF
Se preferir ler ou imprimir o texto completo do conteúdo, acesse o link abaixo.

Download PDF

No caso de você preferir estudar o conteúdo de Agressão e autoagressão em um Tablet, pode baixar o texto em E-PUB no link abaixo.

CONTEÚDO EM E-PUB
Em alguns tablets é preciso instalar aplicativo específico para leitura de E-PUBs.

Download E-Pub

Com o propósito de complementar seus conhecimentos, sugerimos assistir o vídeo relacionado a Agressão.

VÍDEO
Assista ao vídeo “Agressão” clicando no link

Acessar o Vídeo


Para complementar seus conhecimentos, acesse a leitura complementar selecionada por nossos especialistas.

LEITURA COMPLEMENTAR
Para ampliar seus conhecimentos, recomendamos a leitura de artigos recentes sobre o tema.

É importante que o profissional da atenção básica se mantenha atualizado sobre o tema tratado nessa unidade. Por isso, lembre-se de guardar o material e retomar os estudos sempre que precisar relembrar as informações aprendidas.

Você chegou ao final da unidade! Feche a janela para retornar ao ambiente.