PROVAB

PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

UNA-SUS/UFSC

Estudar e atualizar os conhecimentos acerca de situações que envolvem Problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas é fundamental para a qualificação do cuidado em saúde mental no âmbito da Atenção Básica revelando a importância de seu papel na Rede de Atenção Psicossocial. Tais situações têm sido cada vez mais frequentes no cotidiano do trabalho das equipes de Saúde da Família, requerendo dos profissionais sensibilidade e habilidade para diagnosticar e desenvolver projetos terapêuticos qualificados.


Diversas são as ações de redução de danos possíveis de realizar com usuários de álcool e outras drogas na Atenção Básica em Saúde e nos demais serviços da Rede de Atenção Psicossocial. A abordagem ao alcoolismo e aos usuários de drogas ilícitas na Atenção Básica tem como objetivo a detecção precoce de problemas relacionados, além da integração do tratamento de outras patologias agravadas. No caderno de Atenção Básica nº 34 intitulado Saúde Mental você poderá obter mais informações sobre planos de intervenção e os métodos de acompanhamento dos casos.



Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf

Eles possibilitam a introdução de procedimentos de intervenção breve (IB) e motivam o paciente a mudar seu comportamento. O principal deles para o uso de álcool é o AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), de fácil aplicação e com validação universal. Quando associado à intervenção breve, o AUDIT facilita a aproximação inicial e permite um feedback positivo para o paciente, possibilitando assim, a identificação dos níveis de consumo do usuário, o que facilita a definição de estratégias de acordo com o resultado do teste. Usuários identificados no teste como bebedores pesados podem se beneficiar do uso do teste, pois estratégias de IBs podem ser postas em prática antes que estes sofram as complicações mais graves e evoluam para a dependência de álcool.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-716720130003
00018&lang=pt

Na adolescência, fase da vida marcada por transformações psicossociais e busca da autonomia, os eventos negativos, tais como falta de suporte familiar e social, condições socioeconômicas precárias, desvantagem educacional, entre outros fatores, aumentam a vulnerabilidade ao uso de SPA e outros agravos associados ao consumo dessas substâncias. As ambivalências que gratificam e incomodam, podem gerar conflitos geracionais e psicossociais com a família e o ambiente.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-812320140003
00737&lang=pt

É importante que os profissionais da Atenção Básica estejam capacitados para a intervenção adequada nos diferentes casos que envolvem Problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. O conteúdo disponibilizado busca oferecer subsídios para a qualificação das práticas diagnósticas e terapêuticas no cuidado a pessoas envolvidas nessas situações.

CONTEÚDO ONLINE
Atualize seus conhecimentos sobre Problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas navegando no conteúdo online

Nem sempre temos internet disponível, sendo assim, para que você possa continuar seus estudos sobre Problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas de modo offline no computador, você pode baixar o texto em PDF no link abaixo.

CONTEÚDO EM PDF
Se preferir ler ou imprimir o texto completo do conteúdo, acesse o link abaixo.

Download PDF

No caso de você preferir estudar o conteúdo de Problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas em um Tablet, pode baixar o texto em E-PUB no link abaixo.

CONTEÚDO EM E-PUB
Em alguns tablets é preciso instalar aplicativo específico para leitura de E-PUBs.

Download E-Pub

O vídeo indicado neste espaço traz uma entrevista com Paulo Amarante que, durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, debateu o tema “A questão das drogas no Brasil e a interlocução cultural”.

VÍDEO
Para assistir a entrevista de Paulo Amarante clique no link

Acessar o Vídeo


Para complementar seus conhecimentos, acesse a leitura complementar selecionada por nossos especialistas.

LEITURA COMPLEMENTAR
Neste espaço, você pode acessar artigos científicos recentes sobre a temática estudada.

É importante que o profissional da atenção básica se mantenha atualizado sobre o tema tratado nessa unidade. Por isso, lembre-se de guardar o material e retomar os estudos sempre que precisar relembrar as informações apreendidas.

Você chegou ao final da unidade! Feche a janela para retornar ao ambiente.