Atividade entre paresAjuda com Planejador do workshop

Configurar fase
Fase de envio
Fase de avaliação
Fase de avaliação de classificação
Encerrado
  • Aberto para submissões de terça, 18 Abr 2017, 00:00 (2577 dias atrás)
  • Prazo dos envios: domingo, 18 Jun 2017, 23:55 (2515 dias atrás)
  • Aberto para avaliação de segunda, 19 Jun 2017, 00:00 (2515 dias atrás)
  • Prazo da avaliação: terça, 18 Jul 2017, 23:55 (2485 dias atrás)
Instruções para envio

Objetivo: Estabelecer um plano de cuidados na Atenção Básica para situação de violência sexual contra mulher.

Situação-problema.

Ana Clara é enfermeira da UBS João de Deus, cuja população atendida está sob condições sanitárias precárias e diversas vulnerabilidades sociais. A comunidade possui duas escolas, não tem praças ou outras áreas de lazer, e o esgotamento sanitário não atende a região. O território é marcado pela violência em suas diversas facetas, mas destaca-se a recorrência da violência intrafamiliar contra a mulher. A UBS João de Deus conta com um NASF, equipe de Saúde Bucal e o território é coberto por equipes de Atenção Domiciliar e Consultório na Rua.

Chama atenção o caso de Joana, que tem 20 anos e mora com o companheiro Antônio. Ela é usuária da UBS e estava grávida, porém perdeu seu bebê há seis meses. Ana Clara realizou a primeira consulta do pré-natal de Joana, no entanto o acompanhamento ficou fragilizado pois Joana não retornou à UBS e estava arredia às visitas domiciliares.

Hoje, Joana retornou à UBS, muito machucada e chorando. Ela relatou à Ana Clara que sofreu um estupro do seu companheiro e que essa não era a primeira vez. Além disso, como Joana apresentou muita resistência, acabou sendo agredida. Muito nervosa, Joana conta à Ana Clara que tem muito medo de pegar doenças e de uma nova gravidez não planejada, pois não usa camisinha.

Estabeleça um plano de cuidados para Joana e ajude Ana Clara com essa situação.