Unidade 1
Unidade 1 - Práticas educativas em saúde
A organização e a gestão dos processos de trabalho em saúde, em especial do trabalho de uma equipe na atenção básica, constituem um dos eixos da reordenação da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Outro eixo importante tem relação com a implicação dos envolvidos em um projeto político, pedagógico e ético que considera o indivíduo, a família e a comunidade.
Neste curso há explicitamente um convite para o desenvolvimento de um projeto que tenha os princípios e pressupostos do SUS como foco político. Acrescentamos nesta disciplina o convite para que, nesta trajetória, você se implique, também, em uma concepção pedagógica emancipatória e que incorpore a reflexão sobre os valores morais que contribuem com a construção da cidadania.
Partindo de nossa convicção de que o SUS tem um arcabouço teórico constituído de valores moralmente condizentes com a garantia dos direitos de cidadania, o componente pedagógico do projeto deve ser coerente com ele.
Esperamos que a nossa opção por determinada forma, determinados conteúdos e abordagens, possibilite uma reflexão crítica sobre o seu pensar e agir, e que você seja capaz de alcançar os seguintes objetivos:
- compreender a prática educativa como componente da práxis do profissional de saúde;
- identificar algumas concepções pedagógicas embutidas nas práticas educativas dos profissionais de saúde;
- listar características de uma concepção pedagógica com potencial para o estabelecimento de relações dialógicas transformadoras;
- entender a Educação Permanente em Saúde como estratégia de reflexão e transformação do processo de trabalho.
Clique em PRÁTICAS EDUCATIVAS e explore os recursos e as atividades propostas com a ajuda do mouse.