Programação

  • Bem-Vindo(a)!

    Este módulo está dividido em cinco unidades, cada uma apresentando um cenário com base nas principais situações que os profissionais de saúde devem estar alertas para os idosos.


    Assim, este módulo irá proporcionar a você: (i) conhecer as políticas públicas dos direitos dos idosos na saúde e seu acesso ao serviço de saúde, bem como a necessidade de identificar e notificar casos de violência (ii), conhecer os critérios diagnósticos e tratamento da hipertensão e diabetes, (iii) conhecer o teste do mini-exame do estado mental e a escala de depressão geriátrica (iv) conhecer a incontinência urinária, a classificação, e os tratamentos e a abordagem pelo método clínico centrado na pessoa (v)  conhecer a avaliação global do idoso e identificar os fatores de riscos para quedas em idosos.


  • Comunicação e Dúvidas

    Espaço destinado à comunicação entre você e seu tutor  para esclarecer suas dúvidas sobre as atividades e conteúdos desta etapa do curso, não devendo ser utilizado para postagem de suas atividades.

  • Políticas Públicas dos Direitos dos Idosos na Saúde

    O processo de envelhecimento deve envolver a família, a comunidade, a sociedade e o Poder Público, para assegurar aos idosos os seus direitos, de forma a contribuir para que a terceira idade seja ativa e saudável. O envelhecimento deve vir acompanhado da saúde e de bem-estar, bem como proporcionar à pessoa idosa o menor acometimento de doenças e suas consequências, promovendo a aptidão para o desenvolvimento das atividades da vida diária e o engajamento social ativo, preservando sua capacidade física e mental, evitando o envelhecimento social.


    Nesta unidade, você conhecerá às políticas de saúde brasileiras que amparam os idosos com foco no acesso às unidades de saúde e à proteção contra violência preconizada pelo Estatuto de Saúde do Idoso.


  • Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus

    O aumento de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes vem comumente associado ao avançar da idade. Por sua vez, a atenção primária por meio da sua equipe de saúde da família precisa estar atenta para realizar o controle destas doenças e contribuir para o envelhecimento saudável. Para isso, na Unidade 2 você conhecerá os critérios diagnósticos e medidas farmacológicas e não-farmacológicas adotados no manejo da hipertensão e diabetes.


  • Depressão e Demência

    As queixas de memória e depressão são motivos que podem passar despercebidos se não forem questionados e avaliados adequadamente na Atenção Primária. Nessa unidade você terá oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a depressão, a demência e as escalas mais comumente utilizadas em idosos, tais como a Escala de Depressão Geriátrica e o Mini-Exame do Estado Mental.


  • Incontinência Urinária e o Método Clínico Centrado na Pessoa

    A incontinência urinária pode levar a perdas emocionais e sociais, entretanto muitos idosos não relatam esse problema. Para entender melhor essa situação, essa unidade objetiva conhecer a classificação e os tratamentos medicamentosos e não medicamentosos da incontinência urinária. Além disso, para proporcionar uma abordagem integral do idoso será recomendado o Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP), com o objetivo de identificar os quatros componentes do MCCP para elaborar um plano conjunto de manejo de problemas para a terceira idade.


  • Avaliação Global do Idoso na Atenção Primária


    A avaliação global do idoso compreende a análise da funcionalidade do idoso pelo profissional de saúde, que ao utilizar questionários breves e objetivos, cumpre a importante função de ampliar a busca por circunstâncias que possam comprometer a independência e autonomia do idoso. Assim, o objetivo desta unidade é conhecer o instrumento que faz parte da avaliação multidimensional do idoso na atenção primária e suas ferramentas complementares de apoio diagnóstico. Além disso, incentivar o uso deste instrumento na prática de trabalho do profissional de saúde. Outro conteúdo a ser abordado nesta unidade são as quedas para reconhecer os fatores de risco a elas relacionados. 

    Bons estudos!!


  • Avaliação do módulo

    Após o término dos seus estudos, solicitamos sua colaboração no preenchimento do questionário de avaliação do módulo para que possamos aprimorá-lo.