Atividade 02

Unidade Didática II

Módulo: A família como foco na atenção básica à saúde

Atividade 2 - Envio de arquivo único

Aplicando o ciclo de vida: o caso da família de Mário e Rita

Mário, 65 anos, casado com Rita, 60 anos, acabou de se aposentar. Mário teve um acidente vascular cerebral (AVC) há um mês, é portador de hipertensão arterial sistêmica (HA) de longa data; sempre teve dificuldade para se tratar, era caminhoneiro. Não fazia dieta, tomava a medicação somente quando se sentia mal. Como se alimentava fora de casa, comia o que tinha em restaurantes à beira da estrada. Não fazia atividade física regular pelo mesmo motivo. Em suas palavras, “nunca teve tempo para se cuidar”, era casado e seu papel era ser o provedor da família. “Agora tem que seguir as ordens da esposa, do médico e até do cachorro...”. Sua diversão é a TV.

Rita, dona-de-casa, viveu toda sua vida em função dos filhos, nunca trabalhou fora. Cuida dos netos para que suas filhas possam trabalhar. Elas são três filhas e nenhuma teve sorte no casamento, todas se divorciaram. A filha mais velha (Adriana, nascida em 1971) é a única que mora em outra casa, que conseguiu comprar, com o filho de 12 anos. As outras filhas (Luciana – 1974 e Fabiana – 1976) e três netos − três meninos de nove, sete e quatro anos, sendo os mais novos os de Fabiana, moram com ela. Pouco se falam, pois todas chegam cansadas do trabalho e logo adormecem. Segundo Rita, ela atende a todas as necessidades do lar − lava, passa, cozinha. Tem se sentido perdida, não sabe bem como lidar com o dinheiro, sempre foi o papel do marido. Sente-se muito cansada, pois seu marido se nega a tomar a medicação e comer com pouco sal. Está irritada e dorme muito mal. Ao conversar com o marido sobre a necessidade de fazer dieta, ele responde que quem sabe da vida dele é ele, e não o médico. Rita é religiosa, quase uma beata, segundo seu marido; ela vai ao culto de sua Igreja toda semana. As irmãs de Rita a auxiliam sempre que podem. Mário não as respeita, acha que Marilda e Adelaide, as cunhadas, se intrometem muito na vida do casal. Rita se irrita com o comentário e diz que as irmãs e a Igreja são os elementos que a ajudam em sua rotina. O casal não frequenta clubes ou outras associações. Os pais de ambos morreram de problemas no coração.

Analise as questões de acordo com os seguintes itens:

O subsistema familiar  (os  estágios): Rita e Mário estão mudando de estágio no ciclo de vida e estão com dificuldade de se adaptarem a essa nova fase.

Em qual estágio do ciclo de vida eles estão entrando? Quais tarefas devem ser cumpridas nesse estágio? Que situações diferentes estão ocorrendo nessa etapa?

Mudança  e  adaptações: quando ocorrem mudanças significativas, especial- mente na transição dos estágios do ciclo de vida, a dificuldade de realizar novas adaptações pode levar a diferentes problemas. Esses problemas podem ser de natureza física, psicológica, social, entre outros. No caso da família de Mário e Rita, eles estão com dificuldade em desempenhar seus papéis.

Cabe à equipe de saúde ajudar a família a construir estratégias para se adequar à nova situação. Seu papel é ajudar a família a evoluir para o próximo ciclo de vida. Como a equipe pode ajudá-los? Como ajudar Mário a aceitar seu novo papel e condição de saúde?

Outros  subsistemas: considere as situações de outras pessoas na família ampliada (Adriana e seu filho, Luciana e seu filho e Fabiana e seus filhos, etc.).

Quais são os grupos (subsistemas) de pessoas e em que etapa do ciclo de vida se encontram? Como você avalia o cumprimento das tarefas de cada um desses grupos?