Núcleo Interno de Regulação (NIR)

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) deve ser responsável pela regulação dos leitos ofertados pelo serviço, disponibilizando-os de acordo com as necessidades do paciente dentro do perfil assistencial contratualizado pela unidade. Cabe ao NIR fazer a interface do hospital com as centrais de regulação, identificando situações em que haja necessidade de interferir para agilizar o atendimento do paciente, como no caso de exames, consultas e transferências externas para especialidades de que a unidade não dispõe.

Em alguns casos, cabe garantir que o atendimento em outro serviço para a realização de procedimentos ou interconsultas seja o mais precoce possível, reduzindo o tempo de espera do paciente e, consequentemente, de internação, agilizando o tratamento e a alta (BRASIL, 2013a).

Nunca é demais lembrar que, nessa função, o NIR deve manter estreita interface com a Central de Regulação, a quem cabe, inclusive, autorizar ou intermediar a autorização dos procedimentos realizados em outros serviços em pacientes internados.

Também deve ser responsável pela regulação das transferências internas dos pacientes, oriundos do pronto-socorro e da emergência, entre enfermarias, quando eles necessitam de UTI ou após alta médica da UTI, pacientes eletivos, respeitando protocolos estabelecidos e o regimento interno, tendo como foco a qualidade da assistência prestada. Nesse processo, é avaliada a real necessidade da internação, assim como é definido o leito mais apropriado para cada paciente, em função do diagnóstico e da complexidade do caso, estimando o tempo de permanência do paciente e o monitorando para que seja o menor necessário (OZUNA, 2015), conforme ilustra a figura a seguir.

Regulação dos leitos para o pós-operatório das cirurgias eletivas e retaguarda das alta das Unidades de Terapia Intensiva, sob gestão do NIR

Fonte: (O autor, 2016).

 Saiba mais
Gerenciamento de leitos é o dispositivo para otimização da utilização dos leitos, aumentando a rotatividade dentro de critérios técnicos, visando a diminuir o tempo de internação desnecessário e a abrir novas vagas para demandas represadas (BRASIL, 2013a).
Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 15:55