Se somos humanos, por que humanizar a saúde?

Antes de começarmos a falar sobre humanização, convidamos você a assistir ao filme "Um golpe do destino". Confira um trecho logo abaixo:

Fonte: (LOPES, 2012).

O filme aborda a vida de um médico renomado, que tratava seus usuários de forma rude, chamando-os pelo nome de sua enfermidade e contabilizando-os apenas como números. Até que a frase "Doutor, você tem câncer!", dita por uma colega com comportamentos assistenciais semelhantes, muda o destino deste homem e o modo como ele enxerga o cuidado. Esse filme responde de forma brilhante à nossa pergunta inicial: "Por que é necessário humanizar, se somos humanos?"

Pausa para o debate

O desenvolvimento científico e tecnológico tem oferecido, para a sociedade, uma série de benefícios (e também alguns prejuízos). A verdade é que ainda não sabemos lidar com algumas questões oriundas desse avanço. A humanização da saúde vem sendo muito debatida, é um tema que aborda questões de retomada de valores éticos e morais na assistência atual. Em virtude disso, o que você acha: é realmente necessário humanizar a assistência?

Clique aqui para participar das discussões no fórum temático.

Última atualização: terça, 29 Jan 2019, 11:43