A Política Nacional de Humanização do SUS

O Ministério da Saúde, em 2003, instituiu a Política Nacional de Humanização no atendimento prestado à população (amplamente conhecida por HumanizaSUS), com a finalidade de colocar em prática o princípio da transversalidade, lançando mão de ferramentas e dispositivos para consolidar redes, vínculos e a corresponsabilização entre todos os entes que participam da rede de assistência, procurando articular ações na busca da garantia de uma atenção integral, ao mesmo tempo resolutiva e de forma humanizada (BRASIL, 2009b, 2013c).

Humanizar no contexto dos serviços de saúde significa incluir trabalhadores, usuários e gestores no processo de gestão e do cuidado. Para isso, é fundamental construir, de forma coletiva e compartilhada, as mudanças necessárias, por meio das quais os trabalhadores possam reinventar o seu processo de trabalho, do qual o usuário possa tomar parte, decidindo sobre o seu cuidado e participando da gestão da unidade, tendo liberdade para inclusão da sua rede sócio-familiar durante o processo do cuidar, e, assim, ser corresponsabilizado pelo cuidado que lhe é prestado. E, todo esse processo pode se transformar em um grande aliado da gestão (BRASIL, 2013c).

Última atualização: sexta, 25 Jan 2019, 10:23