Telessaúde

O telessaúde é uma ferramenta de ampliação da comunicação e de articulação entre a AB e a Especializada. O Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica é um componente do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que objetiva ampliar a resolubilidade da AB e promover sua integração com o conjunto da Rede de Atenção à Saúde.

O telessaúde está previsto para fazer parte dos mecanismos de regulação do acesso, para qualificação dos encaminhamentos, em que o profissional de saúde poderá consultar a necessidade ou não de encaminhamento para outro nível, ou de priorização de encaminhamentos dos casos discutidos.

As principais ofertas do telessaúde são (Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes - Portaria GM/MS nº 2.546/2011):

Teleconsultoria e segunda opinião formativa

Tem caráter educacional. “É a consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação, como plataforma e telefone (0800), com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho etc.” (BRASIL, 2011c).

Telediagnóstico

É definido como “o serviço autônomo que utiliza as tecnologias de informação e comunicação para apoiar o diagnóstico através de distâncias geográfica e temporal” (BRASIL, 2011c). Nesse serviço, o exame complementar é coletado no âmbito da AB e tem seu laudo realizado em centros de referência, sem a necessidade da presença do médico especialista no momento da execução do exame. Acredita-se que a implantação de serviços de telediagnóstico possa reduzir custos em saúde, evitar longos deslocamentos de pacientes e profissionais, além de promover acesso a diagnósticos oportunos e tratamentos que de outro modo seriam impossíveis.

Tele-educação

É uma forma de ensino que possibilita a aprendizagem, com a mediação humana de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Para que se estabeleça a comunicação, é necessária a utilização de elementos mediadores entre os professores/teleconsultores e os alunos/solicitantes, tais como computadores, smartphones e conexões de banda larga, sendo que a voz e a linguagem não verbal podem ser transmitidas por meios não presenciais, que vão desde gravações audiovisuais até recursos multimídia.

Para refletir


Assista ao vídeo Telessaúde na Atenção Primária: aplicações e estratégias de sucesso e reflita sobre o telessaúde como ferramenta para a Regulação do Acesso (NOVAES, 2014). Clique aqui para acessar.

Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 14:11