Geral
Prezado(a), Este curso foi dividido didaticamente em duas sessões que se complementam: Regulação do Acesso a partir da Atenção Básica e Central de Regulação Ambulatorial (CRA). Serão revistos alguns conceitos apresentados nos cursos 1 e 2, e serão disponibilizados “links” para os interessados em fazer uma revisão. Numa lógica propositiva, serão apresentados conceitos, experiências e situações-problema objetivando a construção de argumentos sobre as ações promotoras da regulação do acesso nas Unidades de Saúde (US) e na Central de Regulação Ambulatorial (CRA). Serão apresentadas e discutidas as atribuições do Regulador enquanto agente fomentador, articulador e integrador dos pontos de atenção de uma Rede de Saúde e seu papel como operador da Central de Regulação Ambulatorial. Este curso irá conduzir a reflexão sobre a importância da ação regulatória na produção do cuidado a partir da Atenção Básica (AB) ultrapassando e ampliando os limites do Complexo Regulador. Inicia com a apresentação das normativas de acesso/acessibilidade, integralidade da assistência e regulação e, em seguida, traz as ações que propiciam a sua implementação no SUS. Irá abordar os conceitos de Regulação tratados na Política Nacional de Regulação (PNR). Assim, este curso possibilita reflexões sobre as ações regulatórias a partir da Atenção Básica, sobre a atuação dos Reguladores enquanto fomentadores, articuladores e integradores das Unidades de Saúde, bem como sobre as atribuições do regulador/operador da CRA na busca de viabilizar o acesso aos serviços de saúde, promovendo a equidade e integralidade da assistência. Ao final, são apresentados exercícios correspondentes a cada unidade didática, com o objetivo de sistematizar e apreender o conteúdo do curso. Ao final deste curso, esperamos que você possa:
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