Tipos de vagas

Diferentes tipos de vagas devem ser considerados pelos administradores da CRA, analisando a especificidade de cada procedimento ou grupo de procedimentos, garantindo o acesso adequado nos casos de oferta limitada, bem como o condicionando às UBS por meio da microrregulação, abonando a ordenação do acesso e permitindo a utilização de cotas disponíveis para agendamento.

Os tipos de vagas disponíveis para a CRA são:

Primeira vez

São vagas disponíveis, permeadas pela disponibilização de cotas para as unidades solicitantes, sendo que estas são responsáveis pela ordenação do acesso e indicação de necessidade de execução, superando a cronologia apenas. O acesso às vagas de primeira vez é direto, permitindo ao perfil solicitante a execução dessa ação, que é indicada para procedimentos com oferta suficiente, ou seja, não há fila de espera para execução.

Retorno

É o tipo de vaga destinada às unidades executantes, considerando as cotas disponibilizadas. É utilizada normalmente para consultas especializadas e algumas terapias. Cabe ao profissional assistente determinar a necessidade de retorno do usuário, e é importante que a CRA consiga vislumbrar a necessidade de vagas de retorno, permitindo a continuidade e conclusão do tratamento proposto.

Reservadas exclusivamente para o agendamento realizado pelo perfil regulador. São destinadas aos procedimentos com oferta limitada ou àqueles que apresentarem especificidades clínicas prévias à autorização, ou até mesmo à garantia do acesso nos casos prioritários (que devem ser executadas em um período reduzido).

Fila de espera

São vagas disponibilizadas por cotas para as unidades solicitantes que são responsáveis pela gestão da fila, garantindo que os fatores de necessidade também sejam determinados, suprimindo a cronologia das solicitações, apenas. Esse agendamento se dá de forma automatizada, respeitando os critérios de necessidade e a cronologia das solicitações.

As vagas da fila de espera e primeira vez são de acesso direto disponíveis para as unidades solicitantes, determinadas pelas cotas dispensadas, sendo que a existência de demanda ou oferta suficiente será determinante para se utilizar o tipo de vaga. Com demanda represada, indicamos utilizar sempre a fila de espera; sem demanda, o agendamento deverá ser realizado diretamente utilizando as vagas disponíveis de primeira vez.

Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 15:04