Absenteísmo

O não comparecimento dos usuários às consultas, exames, procedimentos e terapias agendados tem comprometido o atendimento à demanda. Monitorar esses dados é imprescindível, pois ações podem ser implementadas para reduzir o dano.

Capacitações regulares com os operadores solicitantes são de extrema importância, pois eles fazem o elo entre o agendamento e a execução. Ter uma equipe atenta aos agendamentos oriundos da fila de espera e da reserva técnica, garantindo um período hábil para a chamada do usuário, orientando sobre o dia, hora e local, bem como sobre o preparo do procedimento, reduz o absenteísmo.

É importante também que sejam explicitados, em documento pactuado entre a gestão e os órgãos de controle social, as rotinas e os fluxos de cancelamento dos agendamentos. No caso do usuário ser avisado e não retirar a guia de autorização, ou não comparecer para execução do procedimento, sugerimos que seja determinado:

  • Contato por meio de ligação telefônica = quantas ligações serão realizadas em horários distintos;

  • Envio de mensagem de texto via celular;

  • Entrega no domicílio por meio dos ACSs.

Outra situação que deve ter o fluxo pactuado é o não comparecimento do usuário no procedimento agendado, podendo este ir para o final da fila de espera, passar por nova avaliação médica ou qualquer outra rotina de organização.

A parametrização do sistema de regulação também deve ser avaliada periodicamente, pois uma abertura de vagas com um período longo pode levar o usuário a esquecer-se do agendamento.

Última atualização: terça, 27 Set 2016, 15:25