Evolução histórica da Rede de Atenção às Urgências no Brasil

A Política Nacional de Atenção às Urgências, há mais de uma década, foi debatida por profissionais de diferentes áreas da saúde, como uma das pontes essenciais para a construção de uma rede de atenção à saúde. Entretanto, foi definida somente em 2003 pelo Ministério da Saúde e iniciou pelo Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU), como forma de um laboratório epidemiológico, expondo as diferentes demandas de saúde e de estrutura (BRASIL, 2003a).

O conhecimento do contexto histórico ajuda a compreender de forma ampliada como as normatizações foram elaboradas e a evolução dos fatos ao longo dos anos. Sobre a atenção às urgências, vamos iniciar juntos uma viagem no tempo? Assista ao vídeo que faz um breve resumo sobre a “Evolução histórica da rede de atenção às urgências no Brasil”.

 Para refletir

A construção da rede precisa deixar de ser a imagem de um edifício com vários andares a ser escalado sem que disponha de elevadores, escadas e muito menos rampas. A ausência de pontes, de comunicação, de papéis definidos, de regulação e de compromisso com a integralidade faz de cada unidade um território murado, principalmente para o acesso às ações e serviços de saúde.

 Saiba mais

Sobre a História da Saúde Pública no Brasil, assista ao vídeo da Fiocruz (A HISTÓRIA..., 2016). Clique aqui para acessar.

Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 16:30