Parada cardiorrespiratória

Define-se como PCR a cessação súbita e brusca da circulação sistêmica e/ou da respiração que ocorre em consequência da interrupção repentina e inesperada dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos cardíacos ineficazes (BRASIL, 2013b).

Iniciar, prontamente, as manobras de reanimação, antes mesmo da chegada da equipe de suporte avançado, aumenta a chance de sobrevida e evita sequelas pós-PCR (SÃO PAULO, [2013]).

Apesar de essa situação não ser comum no dia-a-dia das equipes de Atenção Básica, é importante que todo profissional de saúde saiba o que fazer e como orientar a população leiga em relação aos procedimentos.

Procedimentos

Os Cadernos de Atenção Básica nº 28 “Acolhimento à demanda espontânea – queixas mais comuns na atenção básica (volume 2)” orientam os seguintes procedimentos para o atendimento ao paciente em PCR (BRASIL, 2013b):

Em caso de paciente inconsciente no primeiro contato

Se não houver resposta, o profissional deve seguir o algoritmo para parada cardiorrespiratória ilustrado a seguir:


Fonte: (BRASIL, 2013b, adaptado).

 Saiba mais

Atente para as atualizações descritas no manual "Destaques da American Hearth Association 2015 - atualização das diretrizes de RCP e ACE" (AHA, 2015):

  • Em caso de haver um único socorrista, deve-se iniciar as compressões torácicas antes de aplicar as ventilações de resgate (C-A-B), para reduzir o tempo até a primeira compressão.
  • O único socorrista deve iniciar a RCP com 30 compressões torácicas seguidas por duas respirações.
  • Para realizar uma RCP de alta qualidade: comprima o tórax com frequência e profundidade adequadas, permitindo o retorno total do tórax. Após cada compressão, minimize as interrupções nas compressões e evite a ventilação excessiva.
  • A velocidade recomendada para as compressões torácicas é de 100 a 120/min.
  • A recomendação confirmada para a profundidade das compressões torácicas em adultos é de, pelo menos, 5 cm, mas não superior a 6 cm.


Fonte: (AHA, 2015, adaptado).

Última atualização: quinta, 1 Ago 2019, 08:52