Prezado(a),
É possível que já seja de seu conhecimento que as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte, seguidas pelo câncer e por causas externas, e geram o maior custo referente a internações hospitalares no sistema de saúde nacional (REICHENHEIM et al., 2011). A mortalidade e a morbidade por doenças cardiovasculares no Brasil têm impacto direto na rede de atenção às urgências, sobretudo, no ponto de Atenção Básica em Saúde (ABS).
Os profissionais de saúde que atuam na ABS, além de promoverem a saúde e prevenirem agravos, também precisam acolher as necessidades de saúde da população e saber identificar, precocemente, aquelas situações que, muitas vezes, implicam riscos à vida. Esporadicamente, também pode haver a necessidade de estabilizar ou tratar usuários em situações de urgência, transferir pacientes para outra unidade de saúde de maior complexidade, principalmente quando a complexidade do quadro do paciente não é compatível com o nível de assistência prestada pela ABS.
Assim sendo, tanto a formação como o processo de educação permanente na área de urgência e emergência são fundamentais para contribuir com a diminuição da morbimortalidade das doenças cardiovasculares.
Este recurso tem como objetivo:
-
Conhecer as principais urgências e emergências cardiovasculares que podem acometer os usuários que fazem uso da Atenção Básica;
-
Estabelecer uma sequência para o pensamento lógico a fim de facilitar a identificação e correção dos acometimentos cardiovasculares que comprometem a vida do indivíduo, mesmo na Atenção Básica.