Cadastro de escalas

Cadastrar adequadamente as escalas é uma das ações da CRA, sendo imprescindível a pactuação do fluxo das mesmas junto às unidades executantes, garantindo o bom andamento das atividades e a efetiva execução dos procedimentos nos referidos estabelecimentos/unidades.

As especificidades de cada escala devem ser informadas pelo executante, como, por exemplo, garantir o agendamento em horários sequenciais para procedimentos com características próprias; por exemplo, exame de ultrassom transvaginal, considerando a utilização de um transdutor especial.

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O que é imprescindível saber para configurar um escala?

Unidade executante

É o estabelecimento/unidade que irá realizar o procedimento determinado na escala.

Procedimento

Determina qual procedimento (isolado ou grupo de procedimentos) será executado considerando a configuração dos itens da escala.

Profissional executante

Determina qual profissional será responsável pela execução do procedimento. Devem ser observados os dados constantes no CNES, inclusive o CBO, para garantir que a produção seja aprovada no Sistema SIA.

Código Brasileiro de Ocupações (CBO)

Determina o CBO compatível com o procedimento apontado na escala e constante no CNES.

Status de vigência

Determina se a escala encontra-se no período vigente, habilidade e em condições de gerar os agendamentos.

Período de vigência

É o período em que a agenda encontra-se ativa.

Vigência inicial

Data (dia/mês/ano) de início de validade da escala.

Vigência final

Data (dia/mês/ano) término da escala, o que tornará a mesma inativa.

Tipo de escala

Determina como será organizada a chegada dos usuários no horário previamente estabelecido na escala, podendo ser configurada sem quebra automática, indicando que todos cheguem no mesmo horário (horário inicial), ou com quebra automática, que irá gerar agendamentos individualizados, considerando o horário inicial e o tempo de execução do procedimento determinado pelo executante. Para tanto, é necessário definir o tempo de duração de cada procedimento e a ordem dos tipos de vagas (reserva técnica, retorno, primeira vez).

Tipo de agenda

Refere-se à disponibilização das vagas constantes na escala, sendo que o acesso pode ser garantido a todos os solicitantes do sistema ou ficar disponível apenas para o executante, quando for necessário, completando internamente o atendimento.

Status da escala

Define se a escala está ativa ou inativa, ou seja, se se encontra disponível para agendamentos ou não.

Dias de atendimento

É quando se define em quais dias da semana uma mesma escala estará disponível para agendamentos. Essa definição é disponibilizada pelo executante, sendo que estarão acessíveis todos os dias da semana como opção.

Horário inicial

É o horário de chegada dos usuários e início da execução dos procedimentos. É importante orientar o executante a verificar a necessidade de realizar algum tipo de preparo para a realização do procedimento, o que possibilita antecipar o início das atividades garantindo o bom andamento do processo.

Horário final

É o horário em que se encerrará o último atendimento da escala. O período de atendimento, que compreende o tempo entre o horário inicial e final, deve comportar o número de vagas disponíveis na escala e o tempo de execução de cada procedimento.

Quantidade de procedimentos

Define-se o número de procedimentos disponíveis na escala com a garantia de execução da referida quantidade pela Unidade Executante.

Ressaltamos que a quantidade será distribuída na escala entre os diferentes tipos de vagas, sendo que as vagas de primeira vez e retorno permitem o agendamento direto ou pela fila de espera por meio do perfil solicitante, e as vagas de reserva técnica ficarão disponíveis para casos prioritários após avaliação do regulador.

Nas escalas de consultas, é importante pactuar junto à unidade executante o número de retornos necessários para cada especialidade ou atendimento.

Tempo de execução do procedimento (em minutos)

É o campo no qual o executante determinará o tempo de execução, em minutos, para os procedimentos disponíveis na escala.

Ordem do agendamento

É a definição ordem de atendimento considerando o tipo de vaga. Determina se começará atendendo aos agendamentos das vagas primeira vez, retornos ou as da reserva técnica.

 

Fonte: (As autoras, 2016).

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Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 15:12