Urgências e emergências cardiovasculares na Atenção Básica
Reanimação cardiopulmonar na Atenção Básica
Nas últimas décadas, foram desenvolvidas e aperfeiçoadas técnicas e manobras com o objetivo de promover a recuperação das funções cardíacas e respiratórias. As intervenções utilizadas na Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), por exemplo, no suporte básico de vida, têm sido uma estratégia rápida e eficaz para evitar a morte celular, minimizar sequelas e favorecer o restabelecimento das condições vitais nas Paradas Cardiorrespiratórias (PCR).
As situações de emergência exigem que as equipes de saúde dos diversos serviços pré-hospitalares (atenção primária em saúde, ambulatórios especializados, unidades de atendimento pré-hospitalar móvel, unidades de pronto atendimento e serviços de atendimento domiciliar) estejam preparadas tecnicamente para atendê-las, bem como tenham disponível, de forma imediata, materiais, equipamentos e medicamentos em um espaço (local) de fácil acesso e de conhecimento de toda equipe.
Saiba mais |
Os materiais, equipamentos e medicamentos utilizados em situações de urgências e emergências devem ser padronizados e ser de fácil acesso para a equipe, a fim de agilizar o atendimento. Durante a padronização, é importante retirar o que for desnecessário e acrescentar o indispensável, de forma a agilizar a procura pelo item e reduzir o desperdício (GONZALEZ et. al.,2013). Em relação ao conteúdo do carro de emergência, o The Code Cart Statement e o AHA Scientific Statement dividem o conteúdo dos carros de emergência em quatro finalidades (GUIMARÃES et al., 2003; GUIMARÃES; LOPES; LOPES, 2005): O conteúdo do carro (mala) de emergência deve ser classificado em níveis de prioridade (GUIMARÃES, 2003): *Caso as drogas e equipamentos classificados como nível 2 não possam estar disponíveis na unidade de saúde para acesso em até 15 minutos, devem permanecer nos carros de emergência. Sugerimos que você acesse o curso "Abordagens de adultos em situações de urgência e emergência na atenção básica" para conhecer/revisar os medicamentos e materiais essenciais ao primeiro atendimento/estabilização de urgências, caso ocorram nas proximidades da unidade de saúde ou em sua área de abrangência, até a viabilização da transferência do usuário para unidade de maior porte. Clique aqui para ter acesso ao curso. |