A comunicação com o usuário


Os ACSs têm um papel importante na identificação, comunicação e encaminhamento de demandas das pessoas e das famílias no seu território. As orientações sobre os preparos dos exames, sobre as particularidades dos agendamentos de consultas especializadas e ou terapias podem ser realizadas nas visitas domiciliares dos ACSs.

O vínculo entre ACS e usuário favorece a comunicação e facilita a captura de informações sobre impossibilidades de comparecimento nas consultas e exames, necessidades de remarcação e comunicação de adiamentos das consultas e exames.

A utilização do contato telefônico, do serviço de correio e mensagens eletrônicas são recursos complementares às ações dos ACSs. Dependem de um cadastro de usuários atualizado e investimento financeiro por parte do gestor.

Os encontros podem ser utilizados para elaboração de estratégias para enfrentamento desses problemas. Os Reguladores podem apresentar dados de absenteísmo nos Encontros, sempre que chegar a um nível crítico, e, junto com os ACSs levantar ações para o seu enfrentamento.

 Pausa para o debate

Ao realizar o monitoramento em uma Unidade de Saúde, a Central de Regulação vem percebendo aumento na taxa de absenteísmo das consultas e exames, nos últimos sete meses. Para as consultas, a taxa subiu de 28% para 45% e, para os exames, subiu de 30% para 42%. Como você conduziria o enfrentamento desse problema? Como o ACS pode contribuir para melhorar o índice de absenteísmo? Reflita, compartilhe suas conclusões no fórum e participe do debate. Clique aqui para acessar.

Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 13:50