Listas de acesso

As listas de acesso são importantes instrumentos para acolher as necessidades dos usuários de forma equitativa e transparente. Os protocolos de classificação de risco e priorização são utilizados para gerenciar as listas de acesso. A CRA/Reguladores tem uma importante contribuição ao impulsionar a discussão da gestão destas listas de acesso junto à Atenção Básica e Especializada. A lista de acesso é um dispositivo de organização das solicitações não atendidas existentes na AB, na Especializada (para as consultas de retorno) e na CRA.

Existem diferentes formas de se organizar as listas de acesso:

  • por procedimento;

  • por data de solicitação;

  • por usuário;

  • por residência, etc...

Mas, a organização desta lista deve ser centrada no paciente. É o paciente que fica esperando, que está cadastrado, que é usuário do Sistema. Portanto, é o usuário que será avaliado e priorizado de acordo com a sua necessidade.

 

 Pausa para o debate

Como apoiar uma determinada Unidade de Saúde que vem apresentando lista de acesso para tomografia com tempo de espera de 4 meses? Compartilhe suas reflexões no fórum e participe da discussão com os colegas. Clique aqui para acessar.

A determinação da agilidade no atendimento é feita a partir da análise do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade, e não na ordem de chegada. É imperioso não se perder de vista o “cuidado”, para tanto a análise da priorização deve vir junto com a análise da "urgência relativa" (em se tratando do eletivo) de que o caso necessita versus a disponibilidade de vaga versus análise do tempo de espera. Pode-se ainda agregar análise das condições socioeconômicas do usuário. A lista de acesso é um instrumento usado para os casos eletivos, não urgentes.

Uma lista de acesso centrada no usuário possibilita a análise da necessidade de cada usuário sendo possível a confrontação dos tempos de espera com a gravidade e resolutividade de cada caso, possibilitando a escolha individualizada da melhor opção.

Faz parte da gestão da lista de acesso o seu monitoramento e, quando necessária, a realização de auditoria dos serviços prestados. A lista de acesso é um instrumento dinâmico e deve ser atualizada periodicamente.

A CRA deve fomentar a discussão para se estabelecer estratégias para o enfrentamento das dificuldades na gestão das listas de acesso, trazendo a transparência e a responsabilização.

Os Encontros podem tratar do gerenciamento da lista de acesso abordando assuntos como:

  • Protocolos de classificação de risco e priorização;

  • Tempo de espera;

  • Quantidade de vagas de reserva técnica;

  • Critérios para cadastramento e recadastramento do usuário na lista de acesso;

  • Monitoramento da lista de acesso etc.

 Pausa para o debate

Como contribuir com a situação a seguir?

"80% das consultas de um determinado médico de uma Unidade de Saúde possuem solicitação de USG transvaginal, com a seguinte queixa "sangramento e dor abdominal".  

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 Saiba mais
Sobre o Protocolo clínico e Diretrizes Terapêuticas no SUS, assista ao vídeo da Dra. Maria Inez Gadelha (GADELHA, 2015). Clique aqui para acessar. Assista também ao vídeo sobre a Regulação e Redes de Atenção na APS do Telessaúde RS (UMPIERRE, 2014). Clique aqui para acessar. 
Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 14:02