Gestão dos fluxos internos e externos

Um serviço de Atenção Especializada é uma Unidade Executante e/ou Solicitante de média e/ou alta complexidade que gera solicitações de procedimentos para si mesma ou para outra executante de dentro ou de fora do município.

A organização do trabalho na atenção especializada deve ser planejada para atender às necessidades dos usuários, sejam próprios ou referenciados. Assim, os encaminhamentos internos serão avaliados, segundo o Plano Terapêutico de cada um, por uma equipe multiprofissional preparada tecnicamente e uma regulação estruturada no âmbito do Núcleo Interno de Regulação (NIR), para acolher, classificar o risco, priorizar, monitorar a produção do cuidado e encaminhar as solicitações, se necessário, para a CRA. As solicitações internas não devem gerar listas de acesso de usuários considerados graves, ou que aguardam realização de exames, ou de usuários que podem ser tratados na AB. A CRA e a Atenção Especializada, quando necessário, podem pautar discussões de casos nas reuniões de apoio matricial com equipe de referência da AB.

 Pausa para o debate

Analise a situação a seguir:

Uma Unidade de Saúde reclama que não recebe informações sobre os pacientes que foram encaminhados às Unidades Especializadas, não sabe se estão sendo atendidos, se terminaram ou não o tratamento. Os pacientes não sabem informar, e os prontuários não estão informatizados. Como apoiar a Unidade de Saúde para solucionar o problema relatado? 

Reflita e compartilhe no fórum as suas conclusões. Clique aqui para acessar.

Quando se tratar de recursos externos ao município, e na necessidade do usuário, o gestor pode utilizar-se do transporte sanitário, um dispositivo que auxilia o usuário necessitado e contribui para a diminuição da taxa de absenteísmo.

Última atualização: terça, 20 Nov 2018, 17:53